Dormir muito ou pouco, conforme nossa idade

Dormir muito ou pouco, conforme nossa idade

Todos as noites necessitamos dormir oito horas de sono por noite para descansar e recuperar o corpo para o próximo dia.

Veja a importância do sono!

Essa afirmação realmente tem um fundo de verdade que um sono tranquilo e longo faz maravilhas pela nossa saúde e bem-estar, mas esse tempo de sono varia conforme a necessidade etária. De acordo com o National Sleep Institute, entidade sem fins lucrativos nos Estados Unidos, o tempo de sono por noite depende muito da idade que você possui.

Podemos ver essa diferença, enquanto para um neném  é recomendado dormir muito, chegando a dormir até 17 horas em uma noite, ja as pessoas na terceira idade,  não consegue ficar na cama as oito horas  diárias recomendadas.

Tempo necessário de sono

Para chegar  ao número de horas adequadas para cada fase da vida, o Instituto colheu varias pesquisas  nos últimos anos e finalizando o trabalho, gerou uma tabela de quantas horas dormir a cada período noturno e até quantas horas é considerado aceitável.

Neste post, te mostramos o resumo dos resultados. A pesquisa completa pode ser encontrada aqui.(texto em inglês)

Quantas horas dormir por noite dependendo da minha idade?

De acordo com o National Sleep Institute, as faixas etárias do sono são divididas em nove categorias, de acordo com a necessidade energética de cada fase e das mudanças hormonais que acontecem em cada uma delas.

  • Fase Baby 1 – Recém-nascidos (0-3 meses): o recomendado é de que diariamente durmam entre 14 horas e 17 horas. Em alguns casos, no entanto, pode ser aconselhável entre 11 horas e 18 horas.
  • Fase Baby 2 – Bebês (4-11 meses): para os bebês o Instituto avalia que entre 12 horas e 15 horas é a quantidade ideal para se dormir.
  • Fase Crescimento 1 -Crianças pequenas (1-2 anos): crianças pequenas não devem passar mais do que 16 horas dormindo. A recomendação é entre 11 horas e 14 horas. O mínimo é de 9 horas diárias.
  • Fase crescimento 2 – Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos): a recomendação para essas pessoas é entre 10 horas e 13 horas de sono diárias. Mas valores entre 8 horas e 14 horas ainda são considerados aceitáveis.
  • Fase crescimento 3 – Crianças em idade escolar (6-13 anos): a quantidade de sono necessária nessa idade já é menor e regula entre 9 horas e 11 horas todos os dias. Não se deve dormir menos de 7 horas nem mais de 12 horas.
  • Fase crescimento 4 – Adolescentes (14-17 anos): apesar de acharem que podem dormir menos (ou muito mais), os adolescentes precisam entre 8 horas e 10 horas de sono para um descanso completo. Menos de 7 horas ou mais de 11 não são recomendados.
  • Jovens adultos (18-25 anos): nessa fase, a recomendação de quantas horas dormir por noite fica entre 7 horas e 9 horas. Valores entre 6 horas e 11 horas também são considerados aceitáveis
  • Adultos (26-64 anos): para adultos o valor de horas recomendadas é igual ao de jovens adultos: entre 7 horas e 9 horas. O que muda é a quantidade de horas que ainda é considerada aceitável. Enquanto para os mais jovens o sono pode se estender por 11 horas, no caso dos mais velhos ela não deveria passar das 10 horas.
  • Idosos (65 anos ou mais): são os que menos precisam de horas de sono para se recuperar – entre 7 horas e 8 horas. A faixa de horas aceitáveis para eles é entre 5 horas e 9 horas diárias.

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