Informações sobre o Sono REM

Sono REM

O sono REM tem alguns estágios que definem se apenas dormimos ou conseguimos um sono reparador, o famoso sono REM. O sono é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros animais superiores, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Trata-se de um processo ativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.

Diferença do Sono NREM e REM

São identificados no sono dois estados distintos: o sono sincronizado, ou sono NREM, e o sono dessincronizado, ou sono REM (do inglês, rapid eyes movement). O sono NREM é dividido em quatro fases ou estágios, segundo o aumento da sua profundidade. Já o sono REM caracteriza-se pela dessincronização dos potenciais (baixa amplitude e alta frequência das ondas cerebrais), episódios de movimentos oculares rápidos (daí a sigla em inglês, REM) e atonia muscular. Além disso, este estágio é denominado também de sono dos sonhos, uma vez que é o período no qual estes ocorrem.

Ciclos do sono

Em um indivíduo normal, o sono NREM e o sono REM alternam-se ciclicamente ao longo da noite. O sono NREM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite. A distribuição dos estágios de sono durante a noite pode ser alterada por vários fatores, como: idade, ritmo circadiano, temperatura ambiente, ingestão de drogas ou por determinadas patologias. Mas normalmente o sono NREM concentra-se na primeira parte da noite, enquanto o sono REM predomina na segunda parte.

Funções do Sono

Várias funções são atribuídas ao sono. A hipótese mais simples é a de que o sono se destina à recuperação pelo organismo de um possível débito energético estabelecido durante a vigília. Além dessa hipótese, outras funções são atribuídas, especialmente ao sono REM, tais como:  consolidação da memória, limpeza corporal.

Saúde depende da qualidade do nosso sono

Cada vez mais estudos mostram que a nossa saúde é um espelho da qualidade do nosso sono. Normalmente, pessoas com boa saúde mostram bons hábitos de sono, contudo, pessoas com problemas para cair no sono podem apresentar problemas de saúde ou problemas mentais, desde falta de concentração a depressão.

 

Entendendo os ciclos e estágios do sono

O sono é dividido em 4 fases e em cada uma delas ocorrem funções diferentes com objetivos diferentes:

Fase N1 (Transição) – Os olhos estão fechados, movem-se mais lentamente e você ainda pode ser acordado facilmente. É a transição entre o estado de vigília para o sono e pode durar aproximadamente 5 a 10 minutos.

Fase N2 (Sono Leve) – Essa é uma fase em que já está verdadeiramente a dormir. O movimento dos olhos é interrompido, os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem, a temperatura corporal baixa. Pode durar aproximadamente 10 a 25 minutos.

Fase N3 e N4 (Sono Profundo) – Nessas fases é mais difícil ser acordado e se acordar por algum motivo não se ajusta rapidamente e fica um pouco desorientado. Você está agora num sono profundo.

Fase 5 Sono REM – Aproximadamente 70 a 90 minutos depois de adormecer, você entra no sono REM, “RAPID EYE MOVEMENT” em português – MOVIMENTO RÁPIDO DOS OLHOS”; e é nessa fase que ocorrem os sonhos, os seus olhos movem-se rapidamente, a pressão arterial e os batimentos cardíacos aumentam e os músculos das pernas e dos braços ficam paralisados.

As 4 primeiras fases fazem parte do sono “non-REM”, a última fase faz parte do sono “REM”.

Você pode pensar que assim que adormece começa na fase 1, depois passa para a fase 2 e fase 3, algum tempo depois entra no sono REM onde começa a sonhar e então acorda e é de manhã. No entanto, os ciclos do sono são um pouco mais complicados.

As 4 fases juntas duram apenas 90 minutos (aproximadamente) e formam um ciclo de sono completo que é repetido 4 a 6 vezes durante uma noite. Contudo, o tempo que você passa em cada fase altera consoante a noite passa. A fase do sono REM, onde ocorrem os sonhos, começa a ficar mais longa na parte final da noite.

A importância do sono profundo e sono REM

Todas as fases do ciclo do sono são importantes e trazem benefícios para o nosso corpo e mente, contudo, o sono profundo (Fase N3) e o sono REM (Fase 4) são onde ocorrem os maiores processos de recuperação e manutenção do corpo e da mente.

É durante o sono profundo que o corpo é reparado e restaura os níveis de energia para enfrentar mais um dia. Essa fase ajuda a manter o seu corpo saudável, repara e faz crescer tecidos não-musculares, auxilia os músculos e ossos e fortalece o sistema imunitário.

Durante o sono REM a manutenção e reparação é feita ao nível da mente. O sono REM é muito importante para consolidar e processar a informação que você aprendeu e esteve em contacto durante o dia e para produzir as chamadas hormonas do prazer e bem-estar a dopamina e serotonina.

Em média um adulto passa apenas 20% do sono na fase do sono REM e aproximadamente 25% do tempo na fase N3 – sono profundo.

Essa média desce para alguém que sofre de um distúrbio do sono pois passa muito menos tempo nas diferentes fases do ciclo do sono, uma vez que interrompe o ciclo continuamente e quando este é interrompido volta à fase 1.

Dormindo com qualidade

É preciso criar hábitos e um ambiente que nos permita dormir com qualidade. Dormir 7 a 9 horas trás benefícios, mas é muito importante que durante essas horas você não seja acordado de 30 em 30 minutos por causa de algum transtorno do sono ou outro problema.

Acordar durante o sono reinicia o ciclo do sono. Você deve dormir tranquilamente sem interrupções para aproveitar as fases mais longas do sono REM que chegam nos últimos ciclos.

Aqui pode ver algumas dicas para tornar o seu sono mais tranquilo e eficiente.

 

O melhor colchão para um bom sono, escolha os modelos abaixo

Colchões modelos abaixo

Solfitel 25 cm

Naturale 27 cm

Talismã 32 cm

Vibrato 40 cm

Vibrato 32 cm

O melhores travesseiros para um bom sono

Travesseiro Anti Ronco, Apnéia, Dor Costas Sono – Soft Kenko

Travesseiro Anti Ronco E Apnéia Do Sono – Laminado Kenko

Travesseiro Anti Ronco E Apnéia Do Sono – Viscoelástico Nasa

1 comentário em “Informações sobre o Sono REM”

  1. Pingback: Sono infantil das nossas crianças Colchão Terapêutico Kenko Light - Colchão da Saude - Colchão com 8 terapias %

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *